Egoísmo, do dicionário: sentimento ou atitude excessiva de apego aos próprios interesses. Bom ou ruim? Bom e ruim, analisando perspectivas distintas. Aos olhos do egoísta é sempre bom, pensar e agir em prol do próprio ego não faz mal a ninguém. Aos olhos dos outros que te olham é ruim, não é possível viver pensando somente em si.
Explorando o dilema, um caso em especial. O meu mesmo.
Alegrias ao longo dos dias proveniente do bem estar mental, tristezas e decepções que no presente momento passeiam longe. Ambições, desejos, sonhos, objetivos, conquistas. Lado a lado, em certos momentos, esses opostos se enfrentam por uma causa superior e suprema. A de "fazer e acontecer" pelo MEU próprio bem, orgulho, pela minha felicidade e meu ego. Mas posso incomodar alguém? Será que devo pensar nos outros também? Sinceramente, NÃO.
"Os outros" não pensam por mim, não agem e não me colocam como prioridade. Se eu não fizer, ninguém mais fará. Um nome, uma carreira, um reconhecimento, agradecimento, uma satisfação. Tudo será construído cuidadosamente degrau por degrau.
Pensando nisso, cheguei a uma conclusão: essa mistura de sensações que duelam dentro de mim servem para constatar que existe um lado bom para tal sentimento, basta saber cultivá-lo.
That's what I believe.