A Jamaica foi povoada pôr europeus e escravos africanos, mistura que gerou músicas quentes e sincopadas. No fim dos anos 50, o calipso se mistura ao rhythm’n’blues americano e nasce o ska, ritmo que logo é influenciado pela soul music e instrumentos eletrônicos ( baixo e guitarra ). No começo dos anos 60, a independência da Jamaica provoca o êxodo rural e o crescimento das favelas urbanas, e o ska é adotado pêlos rude boys, a moçada das favelas. Diz a lenda que um verão muito quente fez os músicos "desacelerarem"o ritmo do ska, com dó do povo que se desidratava ao dançar... Surge o rock steady, mais lento e melódico.
No fim dos anos 60, a incorporação dos "cânticos rastafari", com maior repetição ritmica e um tom de protesto gera o movimento Reggae (ou reggay), com baixo e bateria em primeiro plano. Reggay, para Bob Marley, se traduzia pôr Música dos Reis; para outros músicos, era na época uma gíria comum em Kingston (capital da Jamaica): coisa de rua, sem importância ou íntima.
- A Morte Do Mestre
No fim da turnê européia Marley e a banda foram para os Estados Unidos. Bob fez dois shows no Madison Square Garden, mas logo após caiu seriamente doente. Três anos antes, em Londres, ele havia ferido o dedo do pé jogando futebol. O ferimento se tornou canceroso e, apesar de ter sido tratado em Miami, continuou a progredir. Em 1980, o câncer, em sua forma mais virulenta, começou a se espalhar pelo corpo de Bob. Ele controlou a doença por oito meses, fazendo tratamento na clínica do Dr. Joseph Issels, na Bavária. O tratamento de Issels era controvertido por só usar remédios naturais e não tóxicos e, por algum tempo, pareceu estabilizar a condição de Bob. Entretanto, repentinamente a luta começou a ficar mais difícil. No começo de maio ele deixou a Alemanha para voltar à Jamaica, mas não completou a viagem. Bob Marley morreu num hospital de Miami na segunda-feira, 11 de maio de 1981. No mês anterior, Marley havia sido agraciado com a Ordem do Mérito da Jamaica, a terceira maior honra da nação, em reconhecimento à sua inestimável contribuição à cultura do país. Na quinta-feira, 21 de maio de 1981, o Honorável Robert Nesta Marley O. M. recebeu um funeral oficial do povo da Jamaica. Após o funeral - assistido tanto pelo Primeiro-Ministro como pelo líder da oposição - o corpo de Marley foi levado à sua terra natal, Nine Mile, no norte da ilha, onde agora descansa em um mausoléu. Bob Marley morreu aos 36 anos, mas a sua lenda permanece viva até hoje.
Ao contrário dos que torciam pela vitória do fracasso,
Estamos de volta.
Apesar dos julgamentos infelizes e hipócritas
Estamos de volta.
E essa conversa que se vendeu, que se trocou, que se perdeu
Na nossa firma não cola.
E essa conversa que preto "roots" é preto pobre é preto sujo
Tu aprendeu na escola
Mas a minha consciência é male,
Isso um dia você tem que aprender
Ser raiz é ter no prato o que comer,
E não miséria pra turista gringo ver.
Aperta um pra achar que está na consciência rastafári
Que ser cantor de reggae é imitar o Bob Marley
Difícil aparecer sendo você de verdade,
Sem inventa caô pra construir trairagem
Mas nesse mundo sujo é ingenuidade
Esperar de uns e outros, sinceridade.